Resetando parâmetros de inicialização do Oracle database

Neste artigo irei demonstrar como resetar (voltar ao default) um parâmetro de inicialização de uma instancia, que no oracle há centenas destes que podemos usar para informar o tamanho da memória que o banco irá alocar, local onde serão armazenados os arquivos de trace entre outros parâmetros documentados.

E há os não documentados que podem ser vistos conforme relatado no artigo “Como listar os parâmetros ocultos no seu database“.

Na view v$parameter, há um campo isdefault, caso este estiver como FALSE indica que o mesmo não está configurado de forma que vem como padrão com o oracle na sua instalação.
Estes parâmetros podem ser encontrados em Docs Oracle 11g, por exemplo.

Agora vendo os parâmetros que não estão como padrão no seu database e querendo voltar ao padrão, devemos resetar o parâmetro da seguinte forma:

alter system reset parameter <scope=memory|spfile|both> sid='sid|*';

Importante é informar o SID que foi setando inicialmente, caso contrario o parâmetro não será resetado.

Fonte: Clearing Initialization Parameter Values

%name Resetando parâmetros de inicialização do Oracle database

Autor: Rafael Stoever

Bacharel em Sistema de Informação pela Uniasselvi, atualmente cursando Gerenciamento de Projetos em TI pela Pós Graduação Uniasselvi. Atuo como Analista de suporte a banco de dados – DBA pela Lumina Serviços em TI residente de Blumenau/ SC, OPN Certified Specialist, Certificado OCP 10g/11g/12c, OCE RAC10g e Linux 10g. Conhecimentos em Microsoft SqlSever, Mysql e programação web (php,asp).