Boa prática: Adicionando comentário nos parâmetros alterados

https://grannysglasses.com/?p=hnxs8vh8th Na vida de um DBA ajustar parâmetros do banco de dados é algo rotineiro, mas como bem sabemos nem sempre somos os únicos a fazer os ajustes.

https://thegreathighway.com/28h15ooqu7

https://templedavid.org/symons/oi8moee Muitas vezes um banco de dados é alterado por varias pessoas (DBA, desenvolvimento, usuário…) e mesmo que estas alterações sejam justificadas internamente a longo prazo podemos necessitar identificar o motivo pelo qual o parâmetro foi alterado.

https://emduk.org/s6y2eik2q9

go here E agora que “NINGUÉM” alterou como descobrimos o motivo do ajuste?

Order Valium

enter
Pois bem, muitas vezes não descobrimos! Isto acontece pelo fato da alteração não ser realizada mediante a um comentário que pode ser adicionado ao parâmetro alterado.

https://yplocal.us/2amdu3e77t

https://emduk.org/8328r7v O objetivo deste artigo é justamente apontar esta boa prática que podemos adotar sempre que um parâmetro for alterado e desta forma minimizar muitas dores de cabeça que podes surgir.

go here

https://someawesomeminecraft.com/2024/05/13/m3xslpr9cgm Para adicionar um comentário na alteração do parâmetro é simples, vejamos como:

get link SQL> alter system set undo_retention=10800 comment='Alterado por Anderson em 11/07. Motivo: ORA-01555 snapshot too old'; Sistema alterado.

go to site E para identificar o motivo do ajuste:

https://pkuatm.org/2024/05/13/xjvt0xm6xyr SQL> select name, value, update_comment from v$parameter where name='undo_retention'; NAME VALUE UPDATE_COMMENT -------------------- -------------------- ---------------------------------------------------------------------- undo_retention 10800 Alterado por Anderson em 11/07. Motivo: ORA-01555 snapshot too old

follow link Apenas lembre-se que se você não estiver utilizando o SPFILE, o comentário assim como o ajuste de um parâmetro dinâmico deve ser feito também no PFILE e não apenas em memória.

enter Exemplo da alteração/comentário no PFILE (init<ORACLE_SID>.ora)

https://www.vertaglia.com/8sibf8p [oracle@teste dbs]$ cat initorcl11g.ora | grep undo_retention *.undo_retention=10800#Alterado por Anderson em 11/07. Motivo: ORA-01555 snapshot too old

https://aguasamazonicas.org/km21f80hrn Mais informações sobre a visão v$parameter, parâmetros dinâmicos, de sessão ou globais você pode ler no artigo do Leandro Lana – Entendendo a Visão v$parameter

%name Boa prática: Adicionando comentário nos parâmetros alterados

Autor: Anderson Graf

Cheap Valium Canada

see Bacharel em Sistemas de Informação e MBA em Gestão de Banco de Dados Oracle. Entusiasta da tecnologia Oracle, ACE Associate ♠, autor em vários blogs e OTN. Consultor Oracle Senior na Exímio Soluções em TI

https://discovershareinspire.com/2024/05/g6rd4juz Envolvido em soluções de:
– Implementação, migração, gerenciamento e suporte a produtos Oracle, multiplataforma
– Monitoramento de ambientes 24×7
– Backup e Recovery
– Performance e Tuning
– Alta disponibilidade (HA) – RAC, Data Guard
– EM database/grid/cloud control
– Particionamento & Advanced Compression
– Oracle Engineered Systems – ODA, Exadata

follow site Blog pessoal: http://www.andersondba.com.br
Articulista na Oracle Technology Network (OTN) – https://goo.gl/99R6yW
ACE Associate – https://goo.gl/MBB51b
Articulista GPO – http://profissionaloracle.com.br